Logo Ikigai
Pesquisar
Close this search box.

É a vida! É bonita e é bonita!

Já parou para pensar como é bom estar vivo? No meio da correria do dia a dia, é bom lembrar de vez em quando... ( Curso gratuito PROPÓSITO DE VIDA )

É a vida! É bonita e é bonita!

Inesquecível este refrão do músico Gonzaguinha, que retrata em versos o valor que tem o ato de se estar vivo. Um ato que, como reforça a melodia da música, de tão corriqueiro e repleto de desafios, acabamos por esquecer seu valor.

Você já parou para pensar como é bom estar vivo?

Digo “parou” por que é exatamente no meio da correria para pagar contas, trabalhar, pegar as crianças na escola, namorar, fazer academia, estudar, entre tantas outras rotinas, que esquecemos o valor desta dádiva tão preciosa e, ao mesmo tempo, gratuita que recebemos.

Se é verdade o que dizem os músicos, que “a música é a pausa (o silêncio) entre duas notas”, sem o qual não seria música, mas apenas um monte de sons, é igualmente possível que “a vida seja a pausa entre todas estas atividades que realizamos”.

É claro que estar vivo é também realizar todas estas tarefas, mas não é raro que apenas as tarefas pareçam definir o ato de estar vivo.

Entramos na roda viva e aos poucos parece que ela está cada dia mais tomando conta, sem saber se nós é que pilotamos a roda ou é ela que nos pilota.

A cultura oriental, em sua visão diferenciada da vida, chama a este ciclo angustiante e alienante de a roda do Sansara. O interessante é que, para eles, o gestor de todo este caos (o “dono” desta roda) não é outro que não Mara: a figura em sua mitologia similar ao “demônio” na cultura cristã.

Mas por que será que o “demônio” seria o responsável por gerir toda esta ilusão?

Correndo de nosso destino

Do nascer ao pôr-do-sol não fazemos outra coisa senão correr.

Muitas pessoas têm até dificuldade de parar para assistir ao pôr-do-sol, para ouvir um amigo ou a companheira(o) e os filhos, como se estar parado fosse uma heresia imperdoável. A não ser, é claro, nos casos em que viramos vegetais em frente a uma televisão, sem dar atenção a quem de fato merecia.

Se você quer ver uma pessoa inquieta, basta ministrar dez minutos de meditação, em que o praticante tem que ficar imóvel e sem pensar.

Para 90% das pessoas, dez minutos parado em silêncio é igual a sentar sobre um formigueiro por este mesmo período, tamanha inquietação que sentem.

Bom, isso acontece até que aprendam a dominar a mente para apreciar o silêncio.

Quando aprendemos a curtir o silêncio e a introspecção, é como se um universo de oportunidades se abrisse e descobríssemos que, dentro de cada um de nós, existe equilíbrio e alegria.

Você passa a perceber o tempo com maior clareza, a ouvir nas frases das pessoas coisas que antes não percebia, a sentir maior prazer em seu ambiente de trabalho ou casa.

Você descobre o potencial divino que habita em você e, neste momento, se liberta dos grilhões da ignorância.

Mais do que tudo, você começa a perceber que com toda esta barulheira, anda se afastando continuamente de seu Ikigai ou propósito, pois quem está sempre focado em tudo o que precisa fazer não consegue ser a prioridade de sua própria vida.

Assim, aqui vai a dica: tente ficar em silêncio por apenas dez minutos, prestando atenção a tudo a sua volta e, principalmente, acalme sua respiração.

Se você conseguir realizar esta tarefa, irá perceber que independente das dificuldades que enfrenta em sua vida, “isso não impede que repita: é bonita, é bonita e é bonita”…

Viver é uma arte e não uma ciência.

Cada um precisa descobrir o ritmo que lhe faz cantar esta melodia.

E você? Sua vida é leve e divertida como um samba, ou trágica como um tango?

Lembre-se: quem determina o ritmo da sua vida é você.

Afinal, “Eu sei…que a vida deveria ser bem melhor e será…”

Eduardo Almeida

……………………………………………………………………………………………………………
Está gostando de conhecer um pouco mais sobre IKIGAI?

Então, meus parabéns!!

Você acaba de ganhar o acesso a um eBook e um curso gratuito sobre a FILOSOFIA IKIGAI!!!

Clique no link abaixo e descubra O PODER DO PROPÓSITO EM SUA VIDA, agora mesmo!

CURSO GRATUITO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA IKIGAI

“Educação corporativa precisa ser focada no desenvolvimento de competências que trazem resultados. O mero conhecimento não torna ninguém competente e não transforma a realidade de um time, indivíduo ou empresa” 

EDUARDO ALMEIDA CEO IKIGAI BRASIL.

POP-UP-SABOTADORES-SA-V2-com-monstrinhos-SEM-BOTAO

FAÇA O TESTE INTERNACIONAL GRATUITO DOS SABOTADORES

Descubra quais os principais SABOTADORES que estão OPERANDO EM SUA VIDA, CARREIRA E EMPRESA e o que você precisa fazer para NEUTRALIZAR SUAS CONSEQUÊNCIAS!

BANNER-SABOTADORES-SA-EMPRESAS-com-monstrinhos

FAÇA O TESTE INTERNACIONAL GRATUITO DOS SABOTADORES

Descubra quais os principais SABOTADORES que estão OPERANDO EM SUA VIDA, CARREIRA E EMPRESA e o que você precisa fazer para NEUTRALIZAR SUAS CONSEQUÊNCIAS!

ACESSE TODAS AS NOSSAS POSTAGENS PARA APRENDER SOBRE PROPÓSITO E FILOSOFIA IKIGAI

Power Skills Dora Leão

POWER SKILLS – AS COMPETÊNCIAS DO FUTURO

A importância e reconhecimento das POWER SKILLS têm se tornado cada vez mais cruciais, à medida em que a compreensão do comportamento humano avança e as demandas do mundo evoluem rapidamente. As Power Skills ou Habilidades Poderosas existem para despertar e destravar o potencial máximo do ser humano.

Leia Mais »
palestrante sobre propósito

PALESTRANTE SOBRE PROPÓSITO

Conheça Eduardo Almeida, a maior autoridade e palestrante da América Latina sobre o tema da filosofia IKIGAI de propósito para a vida, negócios e carreiras.

Leia Mais »
plugins premium WordPress