top of page
  • Foto do escritorEduardo Almeida

IKIGAI PARA O TRABALHO

Atualizado: 8 de ago.

Conheça tudo sobre a filosofia IKIGAI e PROPÓSITO aplicados à vida profissional e ao trabalho


mentoria ikigai eduardo almeida

PROPÓSITO: A NOVA REVOLUÇÃO NOS NEGÓCIOS

Se a sua empresa:

·      Não está tendo dificuldade para reter os talentos;

·      As pessoas não estão resistindo para voltar ao trabalho presencial;

·      Se não tem dificuldade para se diferenciar de seus concorrentes;

·      Se tem facilidade para encantar colaboradores e clientes...


Então não leia este artigo, pois ele não é para você.


A CRISE DA FALTA DE PROPÓSITO E SENTIDO PARA O TRABALHO

Da noite para o dia, mais de 15 MILHÕES DE AMERICANOS simplesmente resolveram que NÃO VÃO VOLTAR PARA O TRABALHO com o final da pandemia. E esta realidade já chegou no Brasil, assustando dirigentes e RHs que não sabem muito bem COMO LIDAR COM ELA e são SIMPLISTAS NA AVALIAÇÃO sobre suas causas.


A grande verdade é que, depois de dois anos trabalhando em casa, as pessoas simplesmente acordaram para uma série de padrões no ambiente de trabalho que NÃO FAZEM MAIS SENTIDO:


  • Não faz mais sentido trabalhar só por salários e benefícios;

  • Não faz sentido perder de 2 a 4 horas por dia em deslocamento para o trabalho;

  • Não faz sentido conviver metas e OKRs que não tem lastro emocional;

  • Não faz sentido as reuniões intermináveis para fingir que estamos trabalhando;

  • Não faz sentido relacionamentos tóxicos e baseados no poder.


Porém, o que poucos líderes, RHs e empresas entenderam, é que tudo isso não é uma CRISE PONTUAL, mas uma mudança profunda no paradigma dos negócios, algo que levará muitas empresas a falência e fará tantas outras prosperarem pelo propósito.


Como explica Eduardo Almeida, CEO DA IKIGAI BRASIL, em seu livro "O PODER DO PROPÓSITO": “Não faz sentido pedir para o colaborador se engajar e trazer seu coração para o trabalho, se a empresa não promove uma causa no qual eu sinta que eu estou contribuindo. Pessoas precisam de causas para se engajar e, infelizmente, menos de 1% das empresas no mundo sabem qual é a causa que as mobiliza.”


UMA NOVA EXPECTATIVA PARA O QUE É TRABALHO

Uma pesquisa da consultoria de RH EDC Group identificou que 91% dos participantes disseram que mudaram seu propósito de vida durante a pandemia. Outro dado relevante é que mais da metade dos entrevistados (53%) perdeu o interesse pela atividade que desempenhava antes do isolamento. 


A verdade é que os profissionais estão buscando um NOVO TIPO DE RELACIONAMENTO com a empresa e o trabalho e poucas são as organizações aptas a promover esta transformação.


Por exemplo 62,3% dos entrevistados relataram estar mais focados em oportunidades que facilitam o equilíbrio com atividades pessoais como a prática de exercícios.

Para passar mais tempo com a família, as jornadas de trabalho flexíveis são a meta de 51%.


E estas “pequenas transformações” só são possíveis para organizações que já entenderam que precisam mudar DOIS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE SUAS CULTURAS ORGANIZACIONAIS:


  • LIDERANÇA BASEADA EM COMANDO E CONTROLEFator já apontado por especialistas com Michel Focault e Domenico Demasi, ainda vivemos o fim de uma cultura industrial, no qual os líderes são “cobradores de metas e OKRs” tendo pouca ou nenhuma habilidade para atuarem como MENTORES. Trabalham pelo formato do “comando e controle”, promovendo uma cultura de baixo PROTAGONISMO e ACCOUNTABILITY no qual pessoas só trabalham quando vigiadas.


  • TRABALHO SEM SENTIDO OU PROPÓSITO Pergunte a uma pessoa “o que ela faz em seu trabalho?” e você obterá uma resposta clara. Pergunte a uma pessoa “por que ela faz o que faz em seu trabalho?” e você se chocará como poucos sabem responder para além da busca por “salários, benefícios e promoções”. No novo mercado, para conseguir ATRAIR e ENGAJAR talentos e se diferenciar de seus concorrentes, empresas precisam ter absoluta clareza sobre qual é o seu propósito, promovendo sentido para o trabalho que seus líderes e colaboradores realizam.


A IMPORTÂNCIA DO PROPÓSITO PARA O TRABALHO

Estudos apontam que 9 em cada 10 pessoas são contratadas pelo seu perfil técnico e demitidas pelo seu comportamento. As motivações são as mais variadas: conflitos pessoais, falta de habilidades sociais, inflexibilidade, baixo desenvolvimento, baixo engajamento, não alinhamento com a cultura da empresa, entrega insuficiente de resultados, entre outras.


Ao investigar as causas para um dado tão alarmante, o CEO da IKIGAI BRASIL Eduardo Almeida apontou que “a maioria das pessoas vai ao mercado de trabalho se perguntando o que vão ganhar ao serem contratadas e isso é um erro mortal, pois as coloca na vala comum. Grandes profissionais se questionam o que vão somar, quais são as necessidades de seus clientes e como os seus talentos poderão ser úteis neste processo, uma forma de pensar que só está presente em quem atua por um propósito maior”.


Essa relação desajustada entre “o que vou ganhar” e “no que irei agregar” se torna determinante no dia a dia de um funcionário, deixando impressões negativas. Uma vez que este não está vivendo o seu propósito, está focado apenas em fazer o mínimo para não ser demitido (ou às vezes, até menos) enquanto espera a chegada do final de semana para “relaxar”.


A verdade que boa parte das pessoas não entende no dia a dia é que a vida é muito curta para ser feliz e se sentir bem apenas dois dias na semana. Se você trabalha oito horas por dia, está passando mais tempo com seus colegas do que com muitos familiares e amigos durante a maior parte da sua vida.


A pergunta que fica é: empresas são lugares que podem gerar PROPÓSITO e SENTIDO para a vida, ou são meramente meios para a sobrevivência dos colaboradores e para gerar lucros para os acionistas?


Imagine o quão transformador seria se você percebesse o impacto e o valor que seus talentos agregam para sua empresa, seus clientes, às pessoas ao seu redor (mesmo que indiretamente). Não se trata apenas de dinheiro, mas também é sobre entender que, por sua causa, o mundo está um pouco melhor do que estava ontem.


Se, em uma organização, todos entendessem o impacto que seu trabalho e os serviços e produtos resultantes geram na vida de todos, quais seriam os resultados no engajamento, clima e produtividade?


Pois é, e aqui já fica claro: PROPÓSITO NÃO É UM CONCEITO ABSTRATO, MAS UM ALIADO ESTRATÉGICO DAS GRANDES ORGANIZAÇÕES.


EMPRESAS COM PROPÓSITO

O que faz uma empresa se destacar? Como é possível extrair o máximo de seus funcionários, para que estes trabalhem com propósito? Diferente do que se pensa, empresas também precisam ter um propósito. O que justifica a sua existência? Qual a sua missão? Pelo que ela preza? O que ela busca?


Para Eduardo Almeida, CEO da IKIGAI BRASIL, “mais de 90% das empresas não têm a menor ideia de o porquê fazem o que fazem, mas têm muita clareza sobre o que produzem e como trabalham. E, com isso, são apenas mais um concorrente em um saturado mercado feito de empresas que não encantam nem clientes nem colaboradores.”


Quantas vezes você foi mal atendido em um serviço que contratou ou então simplesmente recebeu uma entrega medíocre?


Muitos gestores e empresários não entendem isso, mas é muito mais fácil e barato fidelizar clientes antigos para que eles comprem sempre de você, do que prospectar alguém novo, totalmente do zero.


E claro, existe uma série de fatores e processos a serem considerados para que haja esse encantamento, mas se empresa e colaboradores não estão alinhados e unidos em prol de uma missão, fortificados por meio de uma cultura coesa, seu serviço jamais será referência.


Segundo dados da consultoria global Great Place To Work (GPTW), que analisa e ranqueia as melhores empresas do mundo para se trabalhar, “a maior parte dos colaboradores dessas melhores empresas entende que o principal fator de permanência seja ter oportunidades de desenvolvimento para que cresçam.”


É fundamental que os negócios criem espaços que permitam às suas equipes total exploração de seu potencial, criando ambientes que favoreçam o crescimento conjunto da equipe em prol de um mesmo resultado, de um mesmo sonho.


Por isso, a IKIGAI BRASIL atua tanto para ajudar pessoas a descobrirem e viverem seu propósito, quanto para auxiliar empresas a impactarem a sociedade da melhor forma possível.


Em nossa forma de entender a questão, somente quando os TALENTOS individuais estiverem claro e potencializados, veremos pessoas entendendo que podem contribuir de forma efetiva com um propósito maior.


VEJA O VÍDEO SOBRE WORKSHOP DE CLARIFICAÇÃO DE PROPÓSITO:



PROPÓSITO NÃO É SOBRE “ABRAÇAR ÁRVORES”

Um dos grandes estigmas associados a esta palavra, está diretamente ligado ao fato de muitas pessoas acreditarem que o propósito é uma utopia ou uma estratégia de marketing para “enganar colaboradores e consumidores”.


Muitos pensam que fingir ter um propósito é apenas uma forma de mascarar o objetivo principal de uma organização, que é promover o lucro para os acionistas.

Nada poderia estar mais errado!


Em primeiro lugar, a adoção de um propósito claro e verdadeiro, exige um compromisso sincero de uma organização e de suas lideranças, pois, quando ele é apenas um instrumento de marketing, rapidamente cria uma crise de congruência interna e externa na empresa, algo profundamente prejudicial para a marca e toda a cadeia envolvida

.

Então, é preciso deixar claro, O PROPÓSITO PRECISA SER VERDADEIRO E HONESTO EM SUA ADOÇÃO. Em segundo lugar, como observado em diversas pesquisas de mercado, EMPRESAS COM PROPÓSITO TÊM COMO CARACTERÍSTICAS:


  • São mais lucrativas que empresas sem propósito;

  • Geram muito mais engajamento em seus colaboradores;

  • São mais resilientes em momentos de crise;

  • Promovem maior afinidade com suas marcas por parte dos clientes;

  • Tem impactos positivos em seu clima organizacional;

  • Tendem a ser mais abertas ao novo.


Existem vários casos que comprovam esta realidade, entre os quais está o de Deise C. Engelmann, consultora com experiência internacional em Gestão de Pessoas, que compartilha a sua experiência em uma empresa de alimentos que aumentou em 500% a sua lucratividade através da identificação do seu propósito de existência.


Isso porque o PROPÓSITO promove um desejo altruísta naqueles que estão envolvidos e acreditam em uma causa em comum, que amplia o sentido de contribuição e reduz o egoísmo e o imediatismo que é natural em uma sociedade altamente consumista.


Mas, para viver efetivamente um propósito sólido, uma organização precisa levar em consideração alguns fatores.


COMO CLARIFICAR O PROPÓSITO ORGANIZACIONAL?

O CÍRCULO DOURADO é um conceito criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, que visa tornar claro o PROPÓSITO DE UMA ORGANIZAÇÃO, atribuindo ao mesmo um VALOR ESTRATÉGICO para o negócio.


É de simples aplicação e altamente intuitivo, o que não significa que sua construção precisa ser muito bem realizada, evitando “forçar um propósito” que não seja aderente a cultura organizacional e nem seja sustentável nas práticas diárias observáveis.


A ideia proposta por Simon Sinek em seu livro Comece com o Porquê? (Start with Why) e eu sua famosa palestra no TedEX, visa responder porque algumas organizações e líderes são capazes de nos inspirar, e outros não.


Segundo o autor, os líderes e organizações que nos inspiram tem um elemento em comum: todos pensam, agem e comunicam de dentro para fora do círculo. Ou seja, no lugar de começar se definindo O QUE FAZEM (algo que é normalmente o que acontece com 90% das organizações), empresas e líderes de alto impacto têm profunda consciência sobre O PORQUÊ FAZEM o que fazem.


Você sabia que Pessoas como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright podem ter pouco em comum, mas todos começaram suas jornadas e negócios orientado pelo PORQUÊ?


Vamos ver como isso funciona?


COMECE PELO “POR QUÊ?” (WHY)

É incrível quando paramos para pensar que, a grande maioria das pessoas e empresas, começa seus negócios e quer crescer em suas áreas e carreiras baseada apenas em NECESSIDADES EGOÍSTAS.


Na prática isso significa dizer que buscamos assumir novos postos de liderança muito mais preocupados com O QUE VAMOS GANHAR, do que com O QUE VAMOS CONTRIBUIR para a vida de pessoas e organizações.


Empresas também tendem a pensar no colaborador e nos consumidores apenas COMO UM MEIO PARA UM FIM: A GERAÇÃO DE LUCRO. Aqui não estamos romantizando o objetivo de um negócio ou carreira, mas ajudando a compreender que UMA ATITUDE EGOÍSTA GERA EM RESPOSTA UM COMPORTAMENTO EGOÍSTA.


Ou seja, se você não está preocupado comigo e com as minhas necessidades, por que eu deveria me preocupar com as suas?


Nesse caso, as raras empresas ou líderes que têm a habilidade de compreender A CAUSA QUE OS MOTIVA A TRABALHAR, PRODUZIR E LIDERAR são justamente aquelas que vão se destacar das demais.


Então, a primeira pergunta que qualquer empresa deveria se preocupar em responder é: POR QUE O NOSSO NEGÓCIO EXISTE?


simon sinek círculo dourado

Ao responder a esta pergunta você compreenderá outras questões fundamentais:

  • O que o mundo perderia se sua empresa ou liderança não existisse?

  • Que problema ou necessidade sua empresa resolve?

  • Por que eu devo contratar o seu serviço ou produto no lugar do de seus concorrentes?

  • Por que eu devo me dedicar e engajar em meu trabalho para além de gerar lucro para os acionistas?


Em essência, uma empresa ou líder que têm propósito é uma organização e pessoa menos egoísta e que tem clareza sobre os impactos que sua atuação promove.


SIGA COM O “COMO?” (HOW)

Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão? São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu plano. Na prática, é o seu plano de ação.


É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem. Isso é um grande diferencial, que é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.


Ter um COMO bem definido, significa compreender que o MÉTODO ou ESTRATÉGIA utilizada é um recurso necessário para que o PROPÓSITO seja aplicado e sustentado, pois, não sejamos ingênuos, o propósito sozinho não é suficiente para garantir que a empresa entregue e sustente VALOR em tudo o que realiza.


Neste caso, é possível dizer que o COMO ou MÉTODO é um importante guardião do propósito.


CONCLUA PELO “O QUÊ?” (WHAT)

É o resultado de seu projeto, o seu produto, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.


Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é de fato tão inspirador e suficientemente capaz de levar à ação um consumidor. Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porquê, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa.


Por outro lado, quando uma empresa tem um PROPÓSITO absolutamente claro e o coloca a serviço de todos os impactados pelo seu negócio (stakeholders), a consequência natural é que produz SERVIÇOS e PRODUTOS que são a manifestações de seu propósito, tornando-se, por este motivo, muito mais atrativos e relevantes que seus concorrentes.


QUAL É SEU IKIGAI?

Se tudo isso já faz sentido, mas sua organização quer ir ainda além, então está na hora de promover uma CULTURA IKIGAI. Mas será que você sabe o que é IKIGAI e qual a sua importância?


IKGAI é uma filosofia orientada a construção de um PROPÓSITO DE VIDA, que ficou famosa devido ao fato de seus adotantes, os moradores da ilha de Okinawa, no Sul do Japão, serem reconhecidos como os mais longevos do mundo, além de levarem vidas muito felizes e conectadas.


A pesquisa sobre a causa desta felicidade e longevidade trouxe o foco para uma atitude incomum dos locais, que valorizam as relações de apoio mútuo (em uma palavra denominada de Moai), dedicando uma parte de suas vidas para si mesmos e outra para a comunidade.


Hoje, os moradores de Okinawa já são reconhecidos como uma população que tem uma média etária próxima de 100 anos, um feito raro mesmo entre as chamadas ZONAS AZUIS, regiões do mundo com a maior média de vida

.

A palavra IKIGAI pode ser traduzida literalmente como O SENTIDO PARA A VIDA, mas seus habitantes gostam de fazer uma transliteração, transformado este conceito em A RAZÃO PELA QUAL EU ACORDO PELA MANHÃ.


E, sejamos honestos, uma pessoa pode acordar e ir trabalhar todos os dias por dois motivos:

  1. Para pagar os “boletos” que batem na porta;

  2. Para colocar seus talentos a serviço de uma causa.


Sim, é fato que todos querem e precisam ser remunerados pelo trabalho que realizam, mas muitas vezes esquecemos que O SALÁRIO E O LUCRO NÃO SÃO A ÚNICA REMUNERAÇÃO QUE RECEBEMOS.


E é justamente neste ponto que muitas empresas não se tornam atrativas ou retém seus colaboradores, pois não conseguem atribuir SENTIDO ao trabalho realizado, nem tampouco sabem promover REMUNERAÇÃO EMOCIONAL.


Portanto, para criar uma cultura IKIGAI em sua organização, são 4 PONTOS que você precisa ajudar seus colaboradores a responder:

  • AMOR: Você faz o que ama? Você se sente emocionalmente remunerado pelo trabalho que realiza? O que falta para isso acontecer que não esteja associado a quanto você recebe?

  • EXCELÊNCIA: Você é bom naquilo que faz? Você tem um projeto de desenvolvimento pessoal claro (PDI)? Você busca ser a sua melhor versão ou está acomodado? Tem clareza dos potenciais que o diferenciam?

  • PROSPERIDADE: Você percebe o que ganha através daquilo que faz? Valoriza todos os aspectos subjetivos que estão associados ao seu trabalho? Sente que este trabalho o torna uma pessoa melhor?

  • PROPÓSITO: Você vive uma vida significativa? Entende a diferença que faz e o quanto soma para a empresa, seus colegas e clientes?


Veja a mandala IKIGAI e entenda como esse processo acontece:


mandala ikigai do propósito

Você já imaginou a diferença que esta cultura poderá trazer para sua empresa e ambiente de trabalho?


Já imaginou que tipo de profissional e ser humano passaria a buscar trabalhar em sua organização se ela fosse orientada para uma cultura Ikigai?


Se isso lhe parece interessante, então entre em contato ainda hoje com a IKIGAI BRASIL e promova nossos CURSOS, PALESTRAS e PROGRAMAS DE CULTURA IKIGAI para a sua empresa e colaboradores.


Temos a certeza de que você ficará encantado com o resultado que esta abordagem promoverá em suas relações de trabalho.


 







palestrante Eduardo Almeida com seus dois livros publicados

É introdutor da filosofia IKIGAI no Brasil e a maior autoridade do assunto em nosso país. Especialista em educação corporativa, com ênfase nos temas da liderança e trabalho com propósito, propósito de vida e carreira, inteligência emocional e autoconhecimento aplicado.

Atua por meio de palestras, workshops, team building, cursos de formação, mentoria e coaching comportamental, sendo o criador da escola de REEDUCAÇÃO EMOCIONAL COMPORTAMENTAL.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page