Logo Ikigai
Pesquisar
Close this search box.

Filosofia IKIGAI + Okinawa + Bluezones (TED BLUE ZONES)

Como uma vida com mais SENTIDO e PROPÓSITO vai te tornar mais feliz, saudável e longevo. ( Curso gratuito PROPÓSITO DE VIDA )

Conheça Okinawa e os benefícios das Zonas Azuis.

A filosofia IKIGAI é originária das ilhas de Okinawa, no sul do Japão, cujos moradores encontram uma maneira singular de ver e viver a vida que propicia o encontro da sua RAZÃO DE VIVER, DE SER, DE ACORDAR TODOS OS DIAS PELA MANHÃ… da produtividade. Essas são as razões pelas quais esses orientais têm a maior taxa de longevidade no mundo, chegando a alcançar mais de 100 anos de idade, e em atividade.

O estilo vivenciado em Okinawa proporciona muitos benefícios à saúde física e mental, por isso, essa maneira de viver tem sido estudada por diversas universidades, buscando entender e multiplicar esse modelo.

Para os japoneses, todos nós temos um Ikigai. Para aqueles que ainda não descobriram o seu Ikigai, e querem alcançar esse nirvana, é preciso uma profunda e extensa busca de si mesmo, ou seja, a busca pelo autoconhecimento. Essa busca é a razão pela qual se descobrirá a satisfação e o significado para sua vida.

Desta forma, entende-se que Ikigai é a soma de um estilo de vida e de uma metodologia que traz harmonia, longevidade e satisfação plena em todas as áreas, nos conduzindo a alcançar o nosso IKIGAI, OU PROPÓSITO, OU RAZÃO DE VIVER.

Vale a observação de que: em Okinawa, Ikigai é uma filosofia de vida muito simples e orientada por poucos fundamentos, visto que, esta forma de ser, pensar e agir é inerente e orgânica para esse povo.

A Cultura oriental, em sua base, é fortemente orientada para a intuição, para a conexão e o senso profundo por meio da percepção. Ao contrário, para nós ocidentais tendemos a valorização do racional, a explicação e as percepções exteriores que nossos órgãos sensoriais nos mostram.

Por tanto, devemos estar atentos à abordagem ocidental para esta filosofia, para que não se descaracterize o que ela tem de melhor.

Ikigai é uma arte de viver! Com um base principiológica na filosofia: envelheça sempre jovem, produtivo e feliz; no propósito: encontre sua razão de ser e viva mais e melhor; fluidez: converta trabalho e tempo livre em crescimento interior; resiliência: enfrente problemas e mudanças sem stress e ansiedade.

Um dos segredos da longevidade dos habitantes de Okinawa é o seu sentido de pertencimento à sua comunidade. Desde de jovens praticam o yuimaaru, que se trata de um trabalho em equipe, onde uns ajudam aos outros. O mútuo auxílio pode se constituir para muitos um Ikigai suficientemente poderoso para seguir vivendo.

O Ikigai pessoal de cada unido em quando unido em uma comunidade proporciona a junção de um interesse maior: o bem estar social. Esses habitantes cuidam das suas relações de amizade, da sua relação com a comida (coma 80% da sua fome), do descanso adequado, a prática de atividade física, tudo que beneficia uma vida feliz e saudável e que impulsiona-os a completar anos de vida em celebração.

No Brasil, a filosofia foi introduzida pelo CEO da Ikigai Brasil, Eduardo Almeida, que ao longo da sua carreira corporativa e o trabalho desenvolvido como coaching, percebeu fragilidades na nossa sociedade, principalmente ligadas ao SIGNIFICADO e PROPÓSITO (ou no caso, na falta deles). Neste contexto, o Eduardo percebeu que a filosofia Ikigai poderia ser a base para métodos estruturados que ajudaria sistematicamente na busca pela RAZÃO DE SER de cada indivíduo.

Lembrando que: essa metodologia oriental, trazida pelo Eduardo Almeida, não surge com a pretensão de ser uma “solução definitiva” para todos os problemas do mundo. Como o mesmo diz: Ikigai não é um “ismo”, uma doutrina, ou um caminho. É somente uma filosofia de vida!

Agora que já sabemos mais sobre a filosofia Ikigai, vamos lhes apresentar de onde surgiu, falando um pouco mais sobre Okinawa.

A região é constituída por 160 ilhas, no extremo sul do Japão, famosa por sua beleza natural e cultura.  A origem exata desse povo ainda é rodeada de mistérios, estudiosos acreditam que a população originária tenha chegado pelo norte da Ásia, parte da Mongólia e do sudeste asiático.

A primeira menção escrita sobre esse reino aconteceu no ano de 605, na China. Em 1609, Okinawa foi anexada pela primeira vez ao Japão, contudo, após a Segunda Guerra Mundial passou a ser controlada, durante 27 anos, pelo governo norte-americano.

Ao final da Segunda Guerra, onde se perderam aproximadamente 200.000 vidas inocentes, os okinawenses recorreram ao ichariba chode, uma expressão local que se traduz em “trate todos como se fossem seus irmãos mesmo que seja a primeira vez que os conhece”.

Quando estudamos este estilo de vida dos okinawenses, nos deparamos com dois grandes elementos que o norteiam. O primeiro é o MOAI: moai se traduz na coletividade cultural típica da região, sendo também o nome típico dado a uma de suas danças coletivas (danças circulares).

Moai é um conceito que traduz solidariedade e fraternidade, propondo uma cultura de troca no qual nos apoiamos mutuamente. Viver em Moai significa estar mais atento ao próximo e ao meio que nos circunda, sendo menos individualistas e doando parte de nosso tempo e trabalho para o bem comum; a segunda é o WU WEI: na verdade, este é um princípio chinês que influenciou fortemente diversas culturas, incluindo a de Okinawa.

Sua tradução literal para o português remete a não ação. Corresponde a um modo de viver que tem, por objetivo, reconquistar um estado de harmonia perfeita. É um modo de viver que consiste em não fazermos nada de “artificial” e nem nos comportamos sem tentar forçar as coisas a serem como desejamos.

Sua transliteração traduz o conceito de “ação natural”, na qual descobrimos que existe sempre um caminho mais fácil para que desejamos na medida em que nossos sentimentos estejam em harmonia entre o que desejamos, o que sentimos e como agimos.

Na filosofia japonesa, este conceito também ganha o nome de AIKI (harmonia ou unir energias), significando que, quando unimos ou direcionamos as energias (como no caso de agressividade, por exemplo), obtemos melhores resultados e evitamos os conflitos destrutivos.

Você já ouviu falar sobre Blue Zones ou Zonas Azuis? Ou já ouviu falar sobre Dan Buettner? 

Dan Buettner é um pesquisador renomado no mundo que em 2004, juntamente com sua equipe, identificaram cinco regiões do planeta onde as pessoas vivem por mais tempo e melhor. Ao final desse projeto, eles notaram semelhanças no estilo de vida das pessoas dessas regiões que poderiam explicar a taxa de longevidade delas. Eles chamaram de Power 9 (ou o Poder 9) a “fórmula” para se viver mais de 100 anos.

A fórmula do Power 9 são os 9 segredos praticados pelos habitantes das zonas azuis, que são:

  • Vida física ativa;
  • Encontram formas para liberar o stress;
  • Bebem com moderação;
  • Comem até 80% da sua fome;
  • Ingerem pouca carne ou são vegetarianos;
  • São espiritualizados;
  • Colocam a família em primeiro lugar;
  • São sociáveis; e
  • Têm um propósito de vida.

É disponível no youtube vídeos sobre palestras do Dan Buettner que falam exatamente sobre o tema de hoje: IKIGAI, OKINAWA, PROPÓSITO, LONGEVIDADE, SAÚDE, ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA etc.

Buettner relata algumas “ótimas lições das Zonas Azuis”. A primeira é saber o seu PROPÓSITO (o propósito de Okinawa, como o próprio Dan diz). O Ikigai: quando você conhece seus valores, sabe o que gosta de fazer, sabe suas habilidades, você retribui. 

A Zona Azul de Okinawa é muito famosa, tanto que ficou conhecida como a “terra dos imortais”. Como já falamos aqui, os habitantes de Okinawa não só vivem mais, como vivem bem. Em 2007 foi feito um estudo com os idosos da região que revelou que: 82% deles vivia de forma independente aos 92 anos. Aos 97 anos, dois terços deles continuam vivendo sozinhos. Além da longevidade, uma outra pesquisa apontou que a população okinawense têm baixo índice de câncer, diabetes, doenças cardíacas e AVC.

Os pesquisadores acreditam que a razão da população alcançar uma vida longa e saudável está relacionado à alimentação, que é rica em vegetais, derivados de soja e frutos do mar, principalmente. Porém, comem ingredientes como: batata-doce, vegetais de folhas verdes, tofu, carne magra, frutas e chá.

Nesse diapasão, os espanhóis Héctor Garcia e Francesc Miralles ao visitarem as ilhas de Okinawa, registraram suas experiências no livro “Ikigai – Viva Bem Até aos Cem”, destacando 10 dicas referentes à longevidade.

  1. Mantenha-se ativo: os okinawenses trabalham até o momento em que a independência corporal permita. No sentido de AMAR o que fazem, fazem bem feito, pois se entregam ao trabalho. Mesmo que a saúde atrapalhe, escolhem um hobby, pois fazem o bem aos outros, não para receberem algo em troca, mas por AMOR.
  2. A calma deve imperar: a pressa, segundo García e Miralles, é “inversamente proporcional à qualidade de vida”. “Quando deixamos para trás as urgências, o tempo e a vida ganham um novo significado”.
  3. Não coma até se fartar: com uma alimentação bastante nutritiva e à base de frutos do mar e verduras, eles costumam parar de comer antes de estarem satisfeitos. Nunca comem demais, por respeito aos antepassados que travaram guerras sangrentas e não tinham o que comer e por respeito ao próprio corpo, não o sobrecarregando com excesso de comida.
  4. Tenha bons amigos: este povo tem em sua cultura o forte desejo de cooperação em grupo e em família. Acreditam que tal círculo desenvolva positivos valores relacionados à sociedade, procurando sempre ajudar o próximo.
  5. Esteja próximo da natureza: acreditam que o contato com a natureza seja essencial, desde atividades simples como ter uma horta, plantar flores, até terapias como a Shinrin-yoku, que consiste em um “banho de floresta” para relaxar e repor as energias vitais.
  6. Sorria: MAEMUKI é uma expressão japonesa que significa olhar para frente, ser positivo em relação a tudo que acontece à nossa volta. O sorriso constante é marca registrada deste povo. Eles acreditam que o sorriso abre portas, e eles não têm dificuldade em fazer isto por acreditarem nessa atitude. 
  7. Faça atividades físicas: por morar numa ilha, eles têm o hábito de ir para fora de casa. Atividades ao ar livre como caminhadas e andar de bicicleta são comuns.
  8. Seja grato pelo que tem: o povo de Okinawa pratica a gratidão. São gratos pelo presente que é o dia de hoje, pela natureza que provém as famílias com alimentação e são gratos por estarem vivos e poder ajudar os outros.
  9. Viva o momento: existe um provérbio japonês que diz: “Ashita wa ashita, kyo wa kyou” ou seja, “amanhã é amanhã, hoje é hoje”. Viva o presente, pois o amanhã ainda não chegou. Pensando assim, eles entendem que viver o hoje sem ansiedade é um presente.
  10. Siga o seu Ikigai: viver em IKIGAI para eles é saber o porquê de acordar todos os dias e, principalmente, acordar FELIZ! Independente de profissão, de idade, de sexo ou situação financeira, o IKIGAI de cada morador os leva a um passo à frente. Sabendo que o dia de hoje é o mais importante e vivendo com PROPÓSITO!.

Por fim, o segredo da longevidade está interligado com o CORPO, com a MENTE e com a ALIMENTAÇÃO. 

Agora que você já tem algumas informações que precisa para iniciar o seu processo de AUTOCONHECIMENTO, fica o nosso convite para você conhecer nossos cursos e descobrir o que é viver uma vida com PROPÓSITO!

……………………………………………………………………………………………………………
Está gostando de conhecer um pouco mais sobre IKIGAI?

Então, meus parabéns!!

Você acaba de ganhar o acesso a um eBook e um curso gratuito sobre a FILOSOFIA IKIGAI!!!

Clique no link abaixo e descubra O PODER DO PROPÓSITO EM SUA VIDA, agora mesmo!

CURSO GRATUITO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA IKIGAI

“Educação corporativa precisa ser focada no desenvolvimento de competências que trazem resultados. O mero conhecimento não torna ninguém competente e não transforma a realidade de um time, indivíduo ou empresa” 

EDUARDO ALMEIDA CEO IKIGAI BRASIL.

POP-UP-SABOTADORES-SA-V2-com-monstrinhos-SEM-BOTAO

FAÇA O TESTE INTERNACIONAL GRATUITO DOS SABOTADORES

Descubra quais os principais SABOTADORES que estão OPERANDO EM SUA VIDA, CARREIRA E EMPRESA e o que você precisa fazer para NEUTRALIZAR SUAS CONSEQUÊNCIAS!

BANNER-SABOTADORES-SA-EMPRESAS-com-monstrinhos

FAÇA O TESTE INTERNACIONAL GRATUITO DOS SABOTADORES

Descubra quais os principais SABOTADORES que estão OPERANDO EM SUA VIDA, CARREIRA E EMPRESA e o que você precisa fazer para NEUTRALIZAR SUAS CONSEQUÊNCIAS!

ACESSE TODAS AS NOSSAS POSTAGENS PARA APRENDER SOBRE PROPÓSITO E FILOSOFIA IKIGAI

Power Skills Dora Leão

POWER SKILLS – AS COMPETÊNCIAS DO FUTURO

A importância e reconhecimento das POWER SKILLS têm se tornado cada vez mais cruciais, à medida em que a compreensão do comportamento humano avança e as demandas do mundo evoluem rapidamente. As Power Skills ou Habilidades Poderosas existem para despertar e destravar o potencial máximo do ser humano.

Leia Mais »
palestrante sobre propósito

PALESTRANTE SOBRE PROPÓSITO

Conheça Eduardo Almeida, a maior autoridade e palestrante da América Latina sobre o tema da filosofia IKIGAI de propósito para a vida, negócios e carreiras.

Leia Mais »
plugins premium WordPress